Rembrandt fez mais de 90 auto-retratos durante toda a sua vida. É uma das maiores auto-biografias imagéticas da História.
É muito interessante perceber como ele se retratou em determinadas situações ou com algumas expresões faciais que indicam que sua preocupação não residia em eternizar uma imagem de homem belo, sério, confiável ou qualquer adjetivo do gênero, mas sim explorar as diferentes potencialidades de sua imagem. Abaixo estão alguns exemplos como o que ele aparece descabelado e um outro fazendo careta. Também é interessante notar as caracterizações com as quais ele se retrata, entre elas o de pedinte, oriental e apóstolo.
Fazer auto-retratos é uma forma de se observar para além da aparência física. É também um modo de inventar-se.
Rembrandt usava diferentes tipos de linhas, de forma que elas mesmas carregavam as diferentes tonalidades das expressões.
No século XVII as pinturas e gravuras que retratavam o rosto e os ombros eram tão procurados que passaram a ser um gênero a parte de trabalhos de arte. Como havia muita procura, era possível exercitar diferentes tipos de rostos, o que era muito útil para as pinturas de cunho histórico que esses artistas realizavam.
O público queria ter esses retratos, principalmente de pessoas famosas, o que incluía os próprios artistas. Para os artistas era um grande negócio porque vendiam muitos trabalhos usando a si próprios como modelo.
No caso de Rembrandt, a disseminação destes auto-retratos contribui para que ele se tornasse um artista de renome.
Para o historiador Ernst van de Wetering é muito improvável que Rembrandt tenha feito tantos auto-retratos (termo que inclusive nem existia em sua época) com o intuito de auto conhecimento, porque a idéia de um "eu" independente que vive, cria e possui interioridade é produto de uma época posterior, no século XIX. O que acontecia era que esse tipo de trabalho era o que era esperado dele, era algo que já tinha um mercado pronto. Ele era conhecido por suas proezas e audácias técnicas e pelos retratos de uma ou poucas pessoas.
Quando um artista da época de Rembrandt pintava um auto-retrato, ele não parava em frente ao espelho com questões e dúvidas, mas com um plano cuidadosamente programado. No caso dele, o plano era fazer um trabalho que tinha público pronto para comprar.
Texto livremente traduzido do site abaixo.
http://www.rembrandtpainting.net/rembrandt_self_portraits.htm
Wide-eyed Self Portrait, 1630 - gravura em metal
Auto-retrato com vestuário oriental, 1631
Auto-retrato como pedinte, 1630 - gravura em metal
Auto-retrato com Saskia, 1636 - gravura em metal
Auto-retrato despenteado, 16361- gravura em metal
Auto-retrato apoiado em muro de pedra, 1639
Auto-retrato aos 63 anos
Para saber mais sobre Rembrandt e seus trabalhos (em inglês):
http://www.rembrandtpainting.net/rembrandt_self_portraits.htm